quarta-feira, 18 de março de 2015

E chega uma hora que a mudança vem, simplesmente vem.

Foto: Bosque do Papa - Curitiba - PR


Estava cercado de pessoas "tradicionalistas", nas quais as pressões da sociedade e da cultura na qual cresceram permeavam suas razões e enfuscavam seus sentidos. 
E eu, acreditava também que as coisas eram inalteráveis e assim permaneceriam para sempre.

Todos a minha volta sentiam-se desiludidos ou excessivamente negativos perante a vida e as regras ditadas pela sociedade extremamente hipócrita e cruel, a qual muito exige e nada cede em recompensa, apenas mais críticas e mais pressões.

Vivemos em uma sociedade competitiva em que ter é mais importante que ser. Na realidade, nunca entendi muito bem, mas vivia de acordo com as "regras" e comportamentos estabelecidos.
Era necessário ser o meu aluno da classe, o melhor filho, o melhor neto... o melhor profissional, ter um ótimo salário, quanto mais se ganha mais se deve ganhar, numa ambição desmedida, e tudo em conjunto, trazendo silenciosamente prejuízos para a minha vida.

No fim das contas, eu só queria saber por quê a felicidade e a realização pessoal sempre foram subjugadas ao acúmulo de bens materiais e à ocupação. E com toda essa cobrança, só ia aumentando o meu sentimento de culpa, de frustração e de incompreensão. 

Vivia continuamente preocupado com o futuro, sem tomar ações efetivas para uma mudança.

Eu desejava mudar, sim, desejava encontrar aquele que eu ainda não havia conhecido de verdade, aquele que eu deixara adormecido, escondido para agradar os outros. Erro grave que cometemos em prol dos outros. Nos esconder por trás de uma máscara de felicidade enquanto outras pessoas tomam conta da nossa vida, fazem nossa agenda e ditam regras e comportamentos, os quais, mesmo não concordando, fazemos apenas por aceitação e respeito aos outros.
Mas, espera aí. E será que ninguém se perguntou se eu estava feliz? Afinal, ninguém se importava com a felicidade?

Com o tempo, fui percebendo a inércia das pessoas no processo da vida, perante seus sonhos e seus amores. Alguns parecem viver apegados ao passado, com se isso fosse mudar alguma coisa. O que aconteceu ou deixou de acontecer, ficou lá, no passado. E o passado, não podemos alterar.
Outros tantos, estão tão preocupados com o futuro, que pensam somente em adquirir bens e fazer planos para um futuro que é obscuro e repleto de incertezas.

E todos esquecem de que o agora, somente o agora é que tem algum valor, somente no agora é que podemos viver. Em outras palavras, o momento presente, é o que temos de mais certo na vida.
E não. Não estou dizendo que devemos esquecer o passado, afinal é através dele que analisamos os fatos e aprendemos com a história. E também não estou dizendo que devemos negligenciar o futuro. Apenas estou dizendo que devemos aproveitar mais o momento. 
Afinal, nada podemos fazer no passado e nada podemos fazer no futuro. Mas, podemos e devemos fazer no agora.

Talvez o meu maior erro tenha sido a omissão, aos meus sonhos, aos meus amores mas, acima de tudo e de todos, a mim mesmo. Esta foi uma lição que aprendi.

Com o tempo, aquele mundo projetado e idealizado para mim e não por mim, ruiu e tudo se acabou. Seria a vida me castigando ou simplesmente um novo ciclo estaria se iniciando? Aprendi que tudo depende do ponto de vista. Então, decidi começar a olhar pelo lado bom. 
Esse foi o grande segredo. Tudo ficou mais simples e os problemas já não existiam mais. 
Percebi, pois, que era possível mudar. Mas, daí querer mudar e mudar de fato, existe um longo caminho pelo qual precisamos deixar para trás pensamentos, dogmas, preconceitos, sentimentos, pessoas e muitas outras coisas para trás.

Mas tomei minha decisão e nada me faria parar. Decidi mudar em uma sociedade que ridiculariza a idéia de poder escolher também a felicidade.

Deixei família, amigos, meu emprego de tantos anos, o aconchego da minha casa para sair em busca do meu Eu. 

Enfim, saí sem nada e sem a companhia de ninguém em busca de respostas para a vida e para o amor.
Pois, acredito que para um felicidade plena é necessário compreender o mundo que nos rodeia e as pessoas e suas atitudes, assim como a nós próprios.

Continuo sonhando e acreditando na vida. Alguns me chamam de louco, outros de corajoso e outros tantos de eterno sonhador. Para mim, tudo bem, tanto faz o título.
Mas, eu decidi mudar, estou buscando conhecimento e a mudança que tanto desejava. Estou indo, um passo de cada vez, determinado.

Deixei o meu Ego para ir em busca do meu Eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário